PROJETOS
Nome do projeto: AMADORA CAPACITA
Nº de projeto: 5274
Medida: “Vales para Incubadoras e Aceleradoras”
Entidade executora: AMADORA INOVATION, E.M.
Componente: C16. Empresas 4.0 – C16-i02 – Transição Digital das Empresas
Valor total do projeto: 139 865,85€
Investimento não reembolsável: 139 865,85€
Data de início: 01/06/2023
Data de conclusão: 29/11/2024
Sumário: A Componente 16 contribui de forma direta para a prossecução dos objetivos do Plano de Recuperação e Resiliência, os quais procuram responder aos atuais desafios da economia, da qual faz parte a medida «Vales para incubadoras/Aceleradoras».
Este projeto tem por objetivo apoiar melhor as startups incubadas nomeadamente nas condições de acolhimento e acompanhamento nos seus programas.
Assim, o projeto prevê:
- Apoiar e promover 1 Programa de Ignição e 1 programa de Aceleração:
Apoiar o reforço da ação das incubadoras e aceleradoras e a sua capacitação
em recursos humanos, gestão e tecnologia para poderem dar um apoio
acompanhado ao desenvolvimento das startups, através do apoio financeiro ao
desenvolvimento de programas de ignição e de aceleração, em parceria com
instituições de ensino superior, incubadoras, empresas e grupos de
investidores nacionais e internacionais;
- Apoiar a Capacitação: Apoiar a capacitação dos Beneficiários,
nomeadamente na sua dimensão tecnológica e no apoio a modelos de negócio
assentes no digital, fortalecendo a rede de startups incubadas.
PROJETO HUB DE SERVIÇOS DE PROXIMIDADE
Este projeto vem tentar colmatar as problemáticas identificadas ao nível da carência de serviços de proximidade num contexto económico local com pouca dinâmica. Nota-se também que a população-alvo tem limitações no acesso a este tipo de serviços de proximidade e a prevalência de desemprego e trabalho informal conduzem à necessidade de desenvolver este projeto.
Objetivos:
- Criar oportunidades de rendimento e de formalização de atividade por parte de população desempregada, inativa, jovens NEET e com baixo rendimento.
- Dinamizar o bairro com ofertas de serviços de proximidade.
- Contribuir para a não segregação do bairro ao abrir a oferta destes serviços a populações das freguesias que podem suportar o custo dos vouchers de acesso.
- Criar oportunidades de acesso a um conjunto de serviços que melhorem a qualidade de vida, facilitem a conciliação, promovam um sentido de comunidade, a populações que de outro modo não poderiam aceder-lhes.
- Testar um modelo de prestação de serviços de proximidade, que funciona fora do mercado, com suporte e acompanhamento e apoiado numa aplicação digital.
- Identificar oportunidades de formalizar as atividades prestadas através da criação de uma forma jurídica sustentável de natureza não lucrativa ou de estabelecimento de atividades por conta própria ou micro empresas.
Como:
- Através da criação de uma Bolsa de prestadores de serviços locais, cujos serviços poderão ser requeridos e pagos pela comunidade local, mediante a utilização de vouchers que serão criados para utilização destes serviços.
- A disponibilização da rede de prestadores e respetivos serviços será feita numa APP/plataforma.
A Amadora Inova, através da Erasmus + , está envolvida em múltiplos projetos europeus no âmbito da educação, inclusão social e empreendedorismo.
Veja em baixo quais são e o que desenvolvem em cada um deles.
Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or the European Education and Culture Executive Agency (EACEA). Neither the European Union nor EACEA can be held responsible for them.
Creating Care
Este projecto coloca a inclusão de crianças em risco (com especial enfoque nas crianças migrantes desacompanhadas) no seu cerne e insiste em medidas de cuidados alternativos como é o caso das medidas de acolhimento, formando e apoiando tanto profissionais como famílias de acolhimento, abordando estereótipos e crenças baseadas em preconceitos em torno de famílias de acolhimento e destas crianças no sistema de acolhimento.
Propõe-se desenvolver uma ferramenta de envolvimento familiar, um curso de formação em comunicação de competências e estratégias no processo de recrutamento de famílias de acolhimento, com base nas necessidades dos profissionais e das famílias de acolhimento, que culminará com um aplicativo de apoio às famílias de acolhimento após a receção de uma criança.
Visitar página do projetoMentor+
Este projeto está concentrado em conceber uma intervenção de educação do tipo não formal, utilizando a mentoria para envolver, ligar e capacitar os jovens em conflito com a lei. A ideia principal é utilizar adultos cumpridores da lei para apoiar os jovens no processo de desenvolvimento de atitudes e comportamentos positivos.
O Mentor+ está também centrado na digitalização. Queremos desenvolver uma aplicação móvel para apoiar a coordenação dos processos de mentoria. Uma solução de baixo custo que traz flexibilidade e potencial de escalabilidade aos resultados do projeto.
Visitar página do projetoFoodCOMP
Trata-se de um projeto com o objetivo de promover o aumento da sensibilização para reduzir o desperdício alimentar através do desenvolvimento das competências dos educadores - FoodCOMP.
Pictures
O projeto PICTURES aborda uma questão complexa no contexto da sociedade, da educação e do mercado de trabalho, que é a profissionalização de profissionais de várias áreas que apoiam adultos emergentes na prisão. Este projeto tem como objetivo criar uma linguagem comum para os profissionais que se dirigem a este grupo vulnerável, centrando-se na educação, no reencontro com a aprendizagem e no desenvolvimento de métodos de ensino para a correção de adultos emergentes. O projeto PICTURES visa promover abordagens novas e inovadoras de ensino e aprendizagem, que atualmente não existem como um conceito agregado na Europa, e estabelecer um sistema de comunicação e colaboração contínuas entre as partes interessadas no ecossistema. A profissionalização do pessoal que trabalha com adultos emergentes nas prisões é crucial para fornecer intervenções personalizadas, garantir uma formação de alta qualidade e um entendimento comum da pedagogia correcional e das necessidades dos adultos emergentes, e promover uma comunidade europeia de profissionais para partilhar conhecimentos e boas práticas.
Maya
O principal objetivo do projeto MAYA é reforçar a dimensão profissional, mas também desenvolver competências sociais e pessoais básicas, tais como a abordagem das relações pessoais e a gestão do lado emocional das jovens adultas inactivas NEET (YAINW) através de um método baseado no método Montessori. Uma combinação das dimensões sociais e profissionais das pessoas, como parte de uma ideia única de personalidade, estabelece o esforço para desenvolver as capacidades sociais necessárias para ser uma parte proactiva da sociedade.
Avico
O principal objetivo do projeto MAYA é reforçar a dimensão profissional, mas também desenvolver competências sociais e pessoais básicas, tais como a abordagem das relações pessoais e a gestão do lado emocional das jovens adultas inactivas NEET (YAINW) através de um método baseado no método Montessori. Uma combinação das dimensões sociais e profissionais das pessoas, como parte de uma ideia única de personalidade, estabelece o esforço para desenvolver as capacidades sociais necessárias para ser uma parte proactiva da sociedade.
Circular Schools
O principal objetivo do projeto CIRCULAR SCHOOLS é contribuir para a implementação prática de práticas de economia circular nas escolas, tornando-se parte das cadeias de valor circulares nos seus municípios, apoiando a criatividade e a participação das crianças no desenvolvimento das suas próprias iniciativas circulares e utilizando as actividades circulares como um método para criar um ambiente de aprendizagem inclusivo nas turmas de crianças com necessidades educativas especiais e de meios desfavorecidos.
FUTCOMP - Competências do futuro
O objetivo do projeto é promover a transformação digital após o desenvolvimento de competências entre os jovens e aqueles que pretendem mudar de sector. O grupo-alvo do projeto são os jovens de toda a Europa que aspiram a desenvolver competências a um nível muito elevado, crianças em idade escolar, estudantes de cursos técnicos, professores, formadores, conferencistas e empregadores no sector das TI e da Indústria 4.0. O principal resultado do projeto é a criação de um curso em vídeo moderno e inovador sobre o digital em áreas como as tecnologias Web, a administração de sistemas de redes informáticas e as soluções de software informático para empresas, de acordo com as normas do documento Padrões Ocupacionais WorldSkills.
Projeto DICE
O principal objetivo do projeto DICE reside na intenção de reagir às necessidades reais do mercado de trabalho e, assim, apoiar os indivíduos na aquisição e desenvolvimento de aptidões relevantes e competências-chave. Isto está ligado em duas direcções: - aumentar o nível de competências-chave (digitais) dos grupos-alvo, - melhorar a situação dos grupos vulneráveis, como os jovens, as mulheres, os imigrantes e os NEET, no mercado de trabalho e ajudá-los a obter competências importantes para serem bem sucedidos como empresários.
Visitar página do projetoEuthMappers
O EUthMappers é um projeto que visa melhorar a educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática) e o envolvimento cívico ambiental dos alunos através da introdução de cartografia aberta e colaborativa nas escolas secundárias da UE. Através de actividades de cartografia, o projeto visa dotar os alunos de competências transversais, permitindo-lhes ao mesmo tempo apropriar-se concetualmente do ambiente que os rodeia. O EUthMappers também procura fornecer aos professores ferramentas de ensino inovadoras e oportunidades de formação actualizadas. Ao criar e desenvolver uma comunidade europeia de professores, jovens e profissionais dedicados à cartografia geo-espacial, o projeto visa capitalizar o investimento da UE em domínios relevantes relacionados com o tema e mostrar os activos e capacidades europeus.
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Visitar página do projetoRest7
O principal objetivo deste projeto é promover o conceito e a metodologia do Rest7 e os seus benefícios entre os jovens, os formadores de jovens e as partes interessadas nas organizações juvenis. Pretendemos combater o burnout e promover o bem-estar, ensinando os sete tipos de descanso: físico, mental, sensorial, criativo, emocional, social e espiritual. Ao mesmo tempo, pretendemos estimular a cidadania ativa, o sentido de iniciativa dos jovens e o empreendedorismo juvenil, incluindo o empreendedorismo social. O projeto Rest7 pretende responder às necessidades dos jovens e dos seus pares, dos líderes juvenis, dos animadores e formadores de jovens e dos facilitadores que enfrentam desafios relacionados com o bem-estar físico, mental, sensorial, criativo, emocional, social e espiritual. O projeto pretende construir um sistema de formação que seja aplicável à maioria das situações nestes domínios, contribuindo para a melhoria e reforço das comunidades juvenis locais e nacionais e da sociedade em geral.
Visitar página do projetoTeach2learn
O projeto Teach2Learn-tools for teaching independent learners, uma iniciativa de 34 meses financiada pela Comissão Europeia, visa reconhecer o valor da aquisição de competências de compreensão de línguas oficiais no início do percurso educativo. O projeto aborda um problema comum nos sistemas educativos dos países parceiros - Áustria, Bulgária, Espanha, Portugal, Luxemburgo e Turquia - a barreira da compreensão da leitura no 2º, 3º e 4º anos do ensino básico das crianças oriundas de minorias e migrantes/refugiados ou cuja língua materna é diferente da língua oficial do sistema educativo.
Visitar página do projetoProjeto Newcomers@work
O Newcomers@Work tem como objetivo apoiar os jovens refugiados/migrantes NEET (Not [engaged] in Education, Employment or Training) na sua inserção no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que enfrentam a falta de sensibilização dos empregadores e a escassez de oportunidades de emprego integrado. Para atingir este objetivo ambicioso, o projeto adopta uma abordagem holística tripla que visa capacitar três alvos de forma abrangente: os jovens NEET recém-chegados de origem migrante, os profissionais que trabalham com jovens e os empregadores locais. Neste sentido, o projeto formará jovens NEET de origem migrante com competências para oportunidades concretas no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que fornecerá aos jovens trabalhadores ferramentas para facilitar e melhorar o seu trabalho comunitário no sentido de uma melhor colaboração com os empregadores locais.
Visitar página do projetoTranquilCITY
O projeto visa combater o congestionamento do tráfego através da promoção de valores morais, da empatia e da autodisciplina entre os cidadãos. Incentiva comportamentos positivos como a paciência, a leitura e a utilização de transportes ecológicos, desencorajando simultaneamente comportamentos negativos como buzinar e conduzir de forma imprudente. O objetivo final é criar um ambiente urbano harmonioso e habitável que promova o bem-estar e a segurança dos cidadãos através da sensibilização ambiental e de práticas sustentáveis.