PROJETOS
A Amadora Inova, através da Erasmus + , está envolvida em múltiplos projetos europeus no âmbito da educação, inclusão social e empreendedorismo.
Veja em baixo quais são e o que desenvolvem em cada um deles.

Creating Care
Este projecto coloca a inclusão de crianças em risco (com especial enfoque nas crianças migrantes desacompanhadas) no seu cerne e insiste em medidas de cuidados alternativos como é o caso das medidas de acolhimento, formando e apoiando tanto profissionais como famílias de acolhimento, abordando estereótipos e crenças baseadas em preconceitos em torno de famílias de acolhimento e destas crianças no sistema de acolhimento.
Propõe-se desenvolver uma ferramenta de envolvimento familiar, um curso de formação em comunicação de competências e estratégias no processo de recrutamento de famílias de acolhimento, com base nas necessidades dos profissionais e das famílias de acolhimento, que culminará com um aplicativo de apoio às famílias de acolhimento após a receção de uma criança.
Visitar página do projeto
DIFILIM
O projeto DIFILIM procura fornecer um currículo para satisfazer as necessidades reais dos empresários nas áreas da literacia financeira e das competências digitais. Através de uma análise das necessidades dos empreendedores e dos programas empresariais, identificará as competências fundamentais necessárias e as lacunas existentes na área. O projeto irá então conceber e aplicar um currículo para fornecer estas competências numa combinação de métodos, incluindo uma plataforma de e-learning. O projecto visa criar redes a nível local, regional e europeu para a divulgação de boas práticas nestas áreas.

FoodCOMP
Trata-se de um projeto com o objetivo de promover o aumento da sensibilização para reduzir o desperdício alimentar através do desenvolvimento das competências dos educadores - FoodCOMP.

G-Lab
O projecto G-LAB - Involve youth in communitarian laboratories- tem como objetivo promover a cidadania ativa, nomeadamente, capacitar os jovens desfavorecidos. Isto será alcançado através da experiência de processos artísticos e criativos que, portanto, aumentarão as suas competências e capacidades necessárias para mostrar liderança criativa de si e dos outros e negociar a entrada no mundo do emprego.
Visitar página do projeto
Mentor+
Este projeto está concentrado em conceber uma intervenção de educação do tipo não formal, utilizando a mentoria para envolver, ligar e capacitar os jovens em conflito com a lei. A ideia principal é utilizar adultos cumpridores da lei para apoiar os jovens no processo de desenvolvimento de atitudes e comportamentos positivos.
O Mentor+ está também centrado na digitalização. Queremos desenvolver uma aplicação móvel para apoiar a coordenação dos processos de mentoria. Uma solução de baixo custo que traz flexibilidade e potencial de escalabilidade aos resultados do projeto.
Visitar página do projeto
Mufocom
MUFOCOM - Mutualizar as competências geracionais para a formação de migrantes na Europa: Caminhos para mobilidade social, autonomia e bem-estar dos indivíduos vulneráveis. Os objetivos deste projeto são a construção de programas de formação inovadores baseados nas necessidades identificadas de migrantes adultos nos países participantes e, ao fazê-lo, contribuir para a qualidade da aprendizagem de adultos a nível europeu.
Visitar página do projeto
Next Door
O projeto 𝑵𝑬𝑿𝑻 𝑫𝑶𝑶𝑹 - Promover a participação da vizinhança para proteger e cuidar dos idosos- visa promover o capital social nos bairros, promovendo a proteção dos cidadãos idosos e aumentando os níveis de autoestima e qualidade de vida. Baseia-se no desenvolvimento de competências dos profissionais que trabalham para a comunidade a nível local, melhorando as competências técnicas e sociais para apoiar um melhor desempenho profissional e a sua contribuição para a região coesa, reunindo organizações comunitárias e prestadores de formação.
Visitar página do projeto
Schools & Solutions
O projeto Schools & Solutions - Ampliação das abordagens restaurativas escolares para fomentar o clima escolar e melhorar as competências dos estudantes na gestão de conflitos- propõe-se desenvolver uma forma inovadora e interativa de incluir a comunidade escolar (alunos, professores, diretores, pais, ONGs, etc.) na criação de soluções para os problemas. Mais precisamente, o projeto visa utilizar abordagens restauradoras existentes e formar professores para lidar com realidades escolares complexas, utilizando práticas restauradoras, criando mecanismos para melhorar o comportamento dos alunos e reduzir a necessidade de suspensões.
Visitar página do projeto