PROJETOS

PROJETO HUB DE SERVIÇOS DE PROXIMIDADE

Este projeto vem tentar colmatar as problemáticas identificadas ao nível da carência de serviços de proximidade num contexto económico local com pouca dinâmica. Nota-se também que a população-alvo tem limitações no acesso a este tipo de serviços de proximidade e a prevalência de desemprego e trabalho informal conduzem à necessidade de desenvolver este projeto.

Objetivos:
- Criar oportunidades de rendimento e de formalização de atividade por parte de população desempregada, inativa, jovens NEET e com baixo rendimento.  
- Dinamizar o bairro com ofertas de serviços de proximidade.  
- Contribuir para a não segregação do bairro ao abrir a oferta destes serviços a populações das freguesias que podem suportar o custo dos vouchers de acesso.
- Criar oportunidades de acesso a um conjunto de serviços que melhorem a qualidade de vida, facilitem a conciliação, promovam um sentido de comunidade, a populações que de outro modo não poderiam aceder-lhes.  
- Testar um modelo de prestação de serviços de proximidade, que funciona fora do mercado, com suporte e acompanhamento e apoiado numa aplicação digital.  
- Identificar oportunidades de formalizar as atividades prestadas através da criação de uma forma jurídica sustentável de natureza não lucrativa ou de estabelecimento de atividades por conta própria ou micro empresas. 

Como:
- Através da criação de uma Bolsa de prestadores de serviços locais, cujos serviços poderão ser requeridos e pagos pela comunidade local, mediante a utilização de vouchers que serão criados para utilização destes serviços.
- A disponibilização da rede de prestadores e respetivos serviços será feita numa APP/plataforma.

A Amadora Inova, através da Erasmus + , está envolvida em múltiplos projetos europeus no âmbito da educação, inclusão social e empreendedorismo.

Veja em baixo quais são e o que desenvolvem em cada um deles. 

Creating Care

Este projecto coloca a inclusão de crianças em risco (com especial enfoque nas crianças migrantes desacompanhadas) no seu cerne e insiste em medidas de cuidados alternativos como é o caso das medidas de acolhimento, formando e apoiando tanto profissionais como famílias de acolhimento, abordando estereótipos e crenças baseadas em preconceitos em torno de famílias de acolhimento e destas crianças no sistema de acolhimento.

Propõe-se desenvolver uma ferramenta de envolvimento familiar, um curso de formação em comunicação de competências e estratégias no processo de recrutamento de famílias de acolhimento, com base nas necessidades dos profissionais e das famílias de acolhimento, que culminará com um aplicativo de apoio às famílias de acolhimento após a receção de uma criança.

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DIFILIM

O projeto DIFILIM procura fornecer um currículo para satisfazer as necessidades reais dos empresários nas áreas da literacia financeira e das competências digitais. Através de uma análise das necessidades dos empreendedores e dos programas empresariais, identificará as competências fundamentais necessárias e as lacunas existentes na área. O projeto irá então conceber e aplicar um currículo para fornecer estas competências numa combinação de métodos, incluindo uma plataforma de e-learning. O projecto visa criar redes a nível local, regional e europeu para a divulgação de boas práticas nestas áreas.

Co-funded European Union

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FoodCOMP

Trata-se de um projeto com o objetivo de promover o aumento da sensibilização para reduzir o desperdício alimentar através do desenvolvimento das competências dos educadores - FoodCOMP.

G-Lab

O projecto G-LAB - Involve youth in communitarian laboratories- tem como objetivo promover a cidadania ativa, nomeadamente, capacitar os jovens desfavorecidos. Isto será alcançado através da experiência de processos artísticos e criativos que, portanto, aumentarão as suas competências e capacidades necessárias para mostrar liderança criativa de si e dos outros e negociar a entrada no mundo do emprego.

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Mentor+

Este projeto está concentrado em conceber uma intervenção de educação do tipo não formal, utilizando a mentoria para envolver, ligar e capacitar os jovens em conflito com a lei. A ideia principal é utilizar adultos cumpridores da lei para apoiar os jovens no processo de desenvolvimento de atitudes e comportamentos positivos.

O Mentor+ está também centrado na digitalização. Queremos desenvolver uma aplicação móvel para apoiar a coordenação dos processos de mentoria. Uma solução de baixo custo que traz flexibilidade e potencial de escalabilidade aos resultados do projeto.

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Mufocom

MUFOCOM - Mutualizar as competências geracionais para a formação de migrantes na Europa: Caminhos para mobilidade social, autonomia e bem-estar dos indivíduos vulneráveis. Os objetivos deste projeto são a construção de programas de formação inovadores baseados nas necessidades identificadas de migrantes adultos nos países participantes e, ao fazê-lo, contribuir para a qualidade da aprendizagem de adultos a nível europeu.

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Next Door

O projeto 𝑵𝑬𝑿𝑻 𝑫𝑶𝑶𝑹 - Promover a participação da vizinhança para proteger e cuidar dos idosos- visa promover o capital social nos bairros, promovendo a proteção dos cidadãos idosos e aumentando os níveis de autoestima e qualidade de vida. Baseia-se no desenvolvimento de competências dos profissionais que trabalham para a comunidade a nível local, melhorando as competências técnicas e sociais para apoiar um melhor desempenho profissional e a sua contribuição para a região coesa, reunindo organizações comunitárias e prestadores de formação.

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Schools & Solutions

O projeto Schools & Solutions - Ampliação das abordagens restaurativas escolares para fomentar o clima escolar e melhorar as competências dos estudantes na gestão de conflitos- propõe-se desenvolver uma forma inovadora e interativa de incluir a comunidade escolar (alunos, professores, diretores, pais, ONGs, etc.) na criação de soluções para os problemas. Mais precisamente, o projeto visa utilizar abordagens restauradoras existentes e formar professores para lidar com realidades escolares complexas, utilizando práticas restauradoras, criando mecanismos para melhorar o comportamento dos alunos e reduzir a necessidade de suspensões.

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ONDE ESTAMOS

Localização

Rua Henrique Paiva Couceiro 10,
2700-453 Amadora
Portugal

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Segunda - Sexta
09h - 18h

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