AMADORA INOVA
A Amadora Inovation E.M Unipessoal Lda., é uma instituição pública, detida integralmente pela Câmara Municipal da Amadora, com o estatuto de empresa municipal, e que possui a sua sede no concelho da Amadora.
COMO NASCEU A AMADORA INOVA
A Amadora Inovation E.M Unipessoal Lda., é uma instituição pública, detida integralmente pela Câmara Municipal da Amadora, com o estatuto de empresa municipal, e que possui a sua sede no concelho da Amadora.
Foi fundada em 1999 enquanto Escola Intercultural das Profissões e do Desporto da Amadora E.M. e adotou, em 2016, a sua nova designação. Detém património próprio e autonomia administrativa e financeira e desenvolve atualmente as suas atividades em dois pólos. A sua sede, na Falagueira Venda-Nova, e o edifício da Reboleira.
No quadro de uma nova estratégia do município da Amadora, mas também perante os novos desafios que o contexto socioeconómico da cidade foi colocando, aquela que foi até 26 de julho de 2016 a Escola Intercultural das Profissões e do Desporto da Amadora, é agora a AMADORA INOVA!
Esta é agora uma empresa focada em três áreas estratégicas de intervenção:
- Amadora TECH – O pilar do apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento do tecido empresarial do concelho;
- Amadora Sorri – O pilar do combate ao abandono e insucesso escolar;
- Amadora Cuida – O pilar da inovação social.
Marcar a diferença e contribuir para que, através do nosso dinamismo e criatividade, se encontrem novas soluções e respostas para os desafios do concelho é o nosso propósito. Para isso queremos trazer novas ideias e inovação para o concelho da Amadora, queremos captar investimentos, desenvolver novos serviços e transformar projetos em práticas de referência.
E para isto, continuamos iguais, mas estamos diferentes. Mudámos o nome, ajustámos a estratégia, mas não mudámos a filosofia que nos definiu ao longo destes anos: estar ao serviço da Amadora e próximos das pessoas. Agora como antes, com o empenho de sempre e a fazer bem o que fazemos.
Queremos colocar a Amadora no centro do mapa nestas três áreas e vamos consegui-lo consigo!
Venha conhecer-nos, continuamos aqui, próximos de si… Na Amadora!
QUEM SOMOS
O capital social da empresa é, desde 22 de Dezembro de 2015, e conforme escritura de cessação de quotas e alteração parcial de estatutos, integralmente detido pela Câmara Municipal da Amadora.
A Empresa municipal foi constituída por escritura pública em 28 de Dezembro de 1999 (com publicação no Diário da República n.º 156 de 8 de Julho de 2000)a, tendo tido o seu início de atividade em 29 de Dezembro de 1999 e encontra-se registada na Conservatória do Registo Comercial da Amadora Sob o N.º 11737.
De então para cá, procederam-se às seguintes alterações:
Escritura de 10/07/2001: Alteração da razão social e artigos 2º, 3º, 11º, 14º, 19º e 25º do contrato de constituição;
Diário da República n.º 138 de 18 de Junho de 2002: Alteração da razão social e artigos atrás referidos;
Diário da República n.º 260 de 10/11/2003: Cessação de funções do Presidente da Câmara Municipal da Amadora;
Diário da República n.º 277 de 29/11/2003: Alteração da sede social;
Escritura de 22/12/2015: Cessões de Quotas e Alteração parcial de Estatutos;
Escritura de 26/07/2016: Alteração de Estatutos;
Conservatória do Registo Comercial 02/08/2016: Registo de alteração de nome e estatutos. O seu capital social é de 25.000,00€ (vinte e cinco mil euros).
A Amadora Inovation E.M. Unipessoal Lda., é uma instituição pública do setor empresarial local, com estatuto de empresa municipal, e que goza, nos termos dos seus estatutos, de autonomia administrativa, financeira e património próprio. A empresa municipal possui a sua sede na Venda Nova e detém um Pólo na Reboleira.
- Presidente da Mesa da Assembleia geral: Carla Maria Nunes Tavares
- Presidente da Gerência: José Agostinho Marques
- Vogal da Gerência: Susana Isabel dos Santos Nogueira
- Vogal da Gerência: Luís Filipe Moutinho Lopes
Diretor Geral: Adelino Serras
Consulte PDF – Manual da Qualidade
Consulte PDF – Recursos humanos
Contrato-Programa – 2018 – 2018a – 2019 – 2020 – 2021 – 2022 – 2023 – 2024
Pareceres Contrato-Programa – 2018 – 2018a – 2019 – 2020 – 2021 – 2022 – 2023 – 2024
INSTITUCIONAL
O plano estratégico da empresa municipal define a sua atividade em função das orientações determinadas pelo seu acionista. Trata-se do documento que enquadra as grandes opções tomadas para a ação da empresa municipal num horizonte a quatro anos.
Este plano reflete, quer o rumo que se quer tomar, quer os meios e recursos a afetar sendo assim o instrumento central de definição das políticas do município nas áreas de atuação da empresa municipal.
A informação constante dos relatórios e contas anuais da empresa enquadra a sua atividade e a informação financeira que sustentou essa atividade no ano a que se refere o documento.
De referir que é também efetuada uma publicação semestral da informação financeira.
Os Instrumentos de gestão são o documento que define toda a atividade anual da empresa, estabelecendo, para isso, todos os meios e recursos necessários para que se alcancem os fins e objetivos da empresa. Este documento é elaborado em consonância com as orientações estratégicas determinadas pelo plano estratégico.
Ambos os documentos são realizados nos termos do que é definido, quer pelos documentos legais que definem a empresa, quer pelo quadro legal no qual se insere.
Instrumentos de Gestão » Plurianual » Não se aplica
Instrumentos de Gestão » Anual » 2017 – 2018 – 2019 – 2020 – 2021 – 2022 – 2023 – 2024
Relatório e contas » 2016 – 2017 – 2018 – 2019 – 2020 – 2021 – 2022 – 2023
Nos termos dos números 5 e 8 do artigo 183º da Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro, a empresa municipal Amadora Inovation E.M. Unipessoal Lda., EM procede à divulgação da situação das dívidas a fornecedores.
Nota: Informação atualizada no final de cada semestre, de acordo com o n.º 5 do aludido artigo 183º.
A Política da Qualidade consiste na permanente satisfação dos seus clientes, stakeholders, colaboradores e fornecedores, traduzida na utilização das melhores práticas e num processo de melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão de Qualidade.
Constituem-se como princípios da Politica da Qualidade a otimização sistemática dos processos e modos operatórios, recorrendo ao correto planeamento e à plena utilização dos recursos técnicos e humanos, com vista ao desenvolvimento e promoção dos serviços e à imagem da Organização, sustentada numa postura credível e concertada entre a Direção e colaboradores, que se pretende fomentadora do trabalho em equipa, numa procura permanente da motivação e satisfação pessoal, bem como o respeito pelos princípios da responsabilidade social e pelo cumprimento da legislação aplicável.
Todos estão envolvidos na implementação de uma cultura comum – a cultura da Qualidade ao serviço dos seus clientes e stakeholders.
A certificação pela norma NP EN ISO 9001:2015 reflete a preocupação da Organização na definição e implementação de um Sistema de Gestão, que assegure elevados padrões de qualidade, rigor, eficiência, performance e competitividade, demonstrando capacidade de resposta a todas as necessidades do público-alvo.
A Política da Qualidade é divulgada aos vários níveis da organização para que possa ser entendida pelos colaboradores.
Enquadramento:
Em 27 de Abril de 2016 foi aprovado o Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados (RGPD).
O RGPD encontra-se em vigor em todos os países da União Europeia desde o dia 25 de Maio de 2018, inclusive.
Tendo em atenção o teor do RGPD, e sem prejuízo do que a legislação nacional vier a estipular em matéria de execução do RGPD no nosso ordenamento jurídico, a Amadora Inovation pretende, através da elaboração do presente regulamento, estipular regras relativas ao tratamento dos dados pessoais por si efetuado.
Definições para efeitos do presente Regulamento (artigo 4.º do RGPD):
– Consentimento do titular dos dados – manifestação de vontade, livre, específica, informada e explícita, pela qual o titular dos dados aceita, mediante declaração ou ato positivo inequívoco que os dados pessoais que lhe digam respeito sejam objeto de tratamento.
– Dados pessoais – a informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável (titular dos dados). É considerada identificável uma pessoa singular que possa ser identificada, direta ou indiretamente, em especial por referência a um identificador, como por exemplo um nome, um número de identificação, dados de localização, identificadores por via eletrónica ou a um ou mais elementos específicos da identidade física, fisiológica, genética, mental, económica, cultural ou social dessa pessoa singular;
– Encarregado de proteção de dados (DPO) – pessoa designada pela empresa municipal que estará envolvida em todas as questões relacionadas com a proteção de dados pessoais e cujas principais funções envolvem informar e aconselhar a empresa sobre a conformidade da proteção de dados, aconselhar sobre a avaliação de impacto da proteção de dados e monitorizar a conformidade da proteção de dados.
– Tratamento de dados pessoais – qualquer operação ou conjunto de operações efetuadas sobre dados pessoais, com ou sem meios automatizados, tais como a recolha, o registo, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação por transmissão, difusão ou qualquer outra forma de disponibilização, a comparação ou interconexão, a limitação, o apagamento ou a destruição.
– Violação de dados pessoais – violação da segurança que provoque, de modo acidental ou ilícito, a destruição, a perda, a alteração, a divulgação ou o acesso não autorizado a dados pessoais transmitidos, conservados ou sujeitos a qualquer tipo de tratamento.
O Código dos Contratos Públicos (CCP), aprovado pelo D.L. n.º 18/2008 de 29 de Janeiro, que vigora desde 30 de Junho de 2008, determina que todas as compras realizadas por Entidades Públicas: Empresas Públicas, Autarquias, Ministérios, Institutos, entre outros, passem a ser realizadas exclusivamente por via electrónica em Plataformas Electrónicas de Contratação.
O Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas visa fundamentalmente identificar as situações potenciadoras de riscos de corrupção e/ou de infrações conexas, elencar medidas preventivas e corretivas que minimizem a probabilidade de ocorrência do risco e definir a metodologia de adoção e monitorização das medidas elencadas, identificando os respetivos responsáveis.
Foi assim dado cumprimento à Recomendação n.º 1/2009, do Conselho de Prevenção da Corrupção, através da qual todos os organismos públicos são instados a elaborar Planos de Prevenção da Corrupção e Infrações Conexas, bem como relatórios anuais sobre a execução dos mesmos.
Como requisito da ISO 9001:2015, a Amadora Inova realiza um processo para avaliação dos fornecedores e prestadores de serviços, de forma a garantir que os fornecedores que têm impacto na qualidade do serviço prestado são avaliados.
O processo de avaliação tem em conta os seguintes critérios:
- Conformidade dos fornecimentos;
- Cumprimento do prazo de entrega;
- Cumprimento das condições comerciais acordadas;
- Prestação de informação e resposta a reclamações;
- Credibilidade;
- Regularidade do serviço.