O projeto Erasmus+ “Newcomers@Work” melhora as competências de empregabilidade dos jovens NEET para uma maior inclusão social e capacitação.
Os jovens refugiados ou migrantes recém-chegados em toda a Europa enfrentam muitos desafios nos seus esforços para encontrar um emprego de qualidade, tais como fracas competências linguísticas e de literacia, competências relacionadas com o trabalho pouco desenvolvidas, falta de redes de apoio, e conhecimento insuficiente do quadro regulamentar e códigos culturais. Estas barreiras individuais e sociais explicam a sua elevada representação no grupo dos NEET em toda a Europa. Este projeto Erasmus+, lançado em novembro de 2022, aborda precisamente esta questão.
O objetivo geral do Newcomers@Work é a inclusão social e a capacitação de jovens NEET recém-chegados (com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos) com antecedentes de refugiados ou migrantes, melhorando as suas competências de empregabilidade.
Newcomers@Work implementa actividades que desenvolverão a empregabilidade destes jovens através de uma aprendizagem individualizada e inovadora e de actividades de apoio, bem como da cooperação intersectorial ativa de uma grande variedade de intervenientes, incluindo entidades públicas, organizações da sociedade civil e empregadores.
As actividades são planeadas, desenvolvidas e implementadas em seis contextos locais diferentes em toda a Europa (Polónia, Portugal, Itália, Luxemburgo, Roménia e Grécia), para cobrir as necessidades das populações locais de jovens profissionais e migrantes/refugiados. O projeto abordará, portanto, a heterogeneidade do grupo específico e fornecerá ferramentas inovadoras que podem ser adaptadas às diferentes realidades e necessidades.
O projeto Newcomers@Work irá desenvolver dois guias (o Guia Curricular Newcomers@Work e o Guia de Implementação Newcomers@Work), uma caixa de ferramentas (Newcomers@Work Digital Toolbox), bem como uma série de actividades de formação e eventos de divulgação. Todos os materiais estarão disponíveis em inglês, grego, italiano, português, polaco, romeno e francês.
Até agora, a equipa do projeto finalizou o Currículo e o Guia Newcomers@Work. O currículo inclui os seguintes módulos: As Necessidades dos NEETs, Competências Linguísticas e Digitais para a Empregabilidade, Competências Pessoais para a Empregabilidade e Criação de Sinergias. O Guia complementa o Currículo e foi criado como um documento para apoiar os profissionais da área da juventude nos seus esforços para apoiar a integração dos jovens NEET refugiados/migrantes no mercado de trabalho da sociedade de acolhimento. O Currículo contém também um vasto conjunto de actividades, exercícios, ferramentas e materiais para serem utilizados diretamente com os jovens durante as actividades não formais.
Em fevereiro de 2024, realizou-se um evento de formação de três dias em Gdansk, na Polónia, onde os parceiros testaram o currículo e o guia. Cinco profissionais de juventude por país (dez da Polónia) participaram e deram feedback. Depois de analisar os contributos recolhidos sobre o evento de formação e a pilotagem, os parceiros finalizaram e traduziram o Currículo e Guia Newcomers@Work para as suas línguas nacionais.
Em setembro de 2024, realizou-se uma reunião de gestão do projeto de dois dias em Atenas, na Grécia. Os parceiros dos seis países do projeto discutiram os pacotes de trabalho, os resultados e os próximos passos. Foi um evento produtivo que nos aproximou mais da realização dos objectivos do projeto.
Este projeto tem uma duração de 36 meses, um orçamento total de 400.000 euros e é cofinanciado pela União Europeia.
Para saber mais sobre o projeto, pode visitar o site (https://newcomersatwork.eu/), a página do Facebook (https://www.facebook.com/newcomersatworkproject.eu) e a página do LinkedIn (https://www.linkedin.com/company/newcomersatwork).
Para mais informações, contacte-nos através de luis.pires@amadorainova.pt, 912402975, (pessoa de contacto: Luís Pires).





